A IGREJA PRIMITIVA x PROTESTANTISMO (IMAGENS)

Recebi um email com uma infantil acusação protestante que dizia:

"O culto as imagens que vocês chamam de veneração não existia na Igreja Primitiva, mas foi incluído após a paganização por Constantino".

Sabemos que tal acusação já foi refutada bilhões de vezes, por isso não entrarei em argumentos, mas mostrarei fatos que demonstram o desconhecimento histórico dos hereges protestantes.

CONTRA FACTUM, NON EST ARGUMENTUM !

A Igreja primitiva tinha sim uma grande veneração pelas imagens prova disso são as Imagens contidas nas Catacumbas Romanas dos primeiros séculos.
Trago novamente as fotos das Catacumbas dos Primeiros séculos, vejam que os primeiros Cristãos usavam as imagens e isso séculos antes de Constantino!


Lá encontraremos várias Imagens:


Imagem de Maria mostrando a veneração dos primeiros Cristão a Santíssima Virgem.











Encontramos a Imagem do Batismo onde uma Criança está sendo batizada.








Encontramos a Imagem dos Cinco Santos, mostrando a veneração na Igreja Primitiva.












A Imagem "Cristo o Pastor", onde mostra claramente que os primeiros Cristãos usavam imagens.














Vemos também o "cubículo dos sacramentos" onde vemos que os primeiros Cristãos celebravam a Eucaristia.


Vejam mais uma representação da Eucaristia na primitiva Igreja














Outra imagem do "Cristo bom Pastor".













Imagem da primitiva "Capela dos cinco Santos"


A imagem de Cristo com os Apóstolos e a fração do pão.



A imagem "O orante".
















A









Imagem de "São Sisto" o sétimo Papa depois de Pedro.




Temos também o Mograma De Cristo.









E a âncora.













O Primeiro e segundo século do Cristianismo é um testemunho arrasador contra o protestantismo!

E pra terminar vejam que nem todo protestantes são esse "poço de ignorância".

Os links abaixo mostram que existem Igrejas protestantes, aquelas mais tradicionais que utilizam imagens sem nenhum problema.





Ao lado temos o altar da Catedral Anglicana de Cristo e de Santa Maria, em Liverpool, Reino Unido e abaixo mais detalhes do mesmo altar.








Altar da Igreja Anglicana com muitas imagens de Santos.











Percebam ao lado os vitrais com imagens de Santos da Catedral Calvinista de São Pedro, Genebra Suíço:







Vejam ainda:



A ao lado é da Catedral de Santo Egídio- Igreja Mãe do Presbiterianismo- Edimburgo.






Ainda na Catedral Calvinista de Edimburgo, as imagens com mais detalhes:










E agora duas Imagens importantes:




Ao lado temos a Imagem de John Knox na Catedral de Edimburgo








E quem diria...




A Imagem de Martinho Lutero na Catedral Luterana São Nicolau- Helsink







Vemos que os protestantes mais tradicionais mantiveram as imagens.Essa "birra" contra imagens é coisa dos protestantes mais modernos que fazem de tudo para protestar contra a única Igreja de Cristo.


Mais imagens em Igreja Protestantes disponível no artigo "O Falacioso Protestantismo" no Veritatis Splendor.

Por Jefferson Nóbrega
Pax Domini.

41 comentários:

Leon Gabai de Morais disse...

Concordo plenamente! Sou um protestante presbiteriano, calvinista, e concordo com o irmão que tal "nóia" contra qualquer uso de imágens tem origem no evangelicalismo moderno, anti-romano e anti-ecumênico.

In Praelio disse...

Leon,

Admiro sua sinceridade e a verdade de suas palavras!

Pax et bonvs.
Jefferson Nóbrega

Cássia Karine disse...

É importante lembrar q a Igreja primitiva não dispunha da quantidade de materiais didáticos dos quais temos acesso. As imagens eram usadas para ensinar e instruir os irmãos a cerca da história do Cristianismo. Graças a Deus q eu faço parte dessa história. Não estou solta,como um barco à deriva... Apesar dos erros e acertos da minha Igreja, sou Católica com muito orgulho!

L.Fernando disse...

"RESPONDEU-LHE JESUS: EU SOU O CAMINHO,A VERDADE E A VIDA;NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM."
JOÃO 14:6

O QUE ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA SAGRADA,NÃO SE DISCUTE !!!!

In Praelio disse...

Caro L.Fernando,

E quem aqui disse algo contrário disso?

Jefferson Nóbrega
Pax et bonvs.

Anônimo disse...

Para L. Fernando:
Aposto que vc tem retratos dos seus entes queridos em sua casa, ou na sua carteira...E duvido que vc ache que olhar com carinho para aquele pedaço de papel que representa alguém muito querido ou uma ocasião especial, seja idolatria...A veneração das nossas imagens é assim. Podem não ser fotos ou momentos reais, mas são representativos de uma profunda conexão com o Pai amoroso,que sabe exatamente quais as intenções dos nossos corações! A paz de Jesus esteja com vosco! (Ele veio para semear a união e não a discórdia entre nós!)

Camila disse...

perfeita sua colocação!
esta de parabéns!

Anônimo disse...

acho que se esses caça-niquel protestante vivessem no tempo de moises nao iriam venerar a serpente de bronze que o proprio Deus mandou fazer,e tenho certeza que chamaria moises de idolatra sem falar no templo que salomao fez para Deus onde tem mais imagens do que qualquer igreja catolica.chega de burrisse evangelica

Ciro disse...

Legal.
Sou protestante,mas, por favor, não pensem que sou fanático ou algo do tipo. Pois tenho muitas falhas e também acho ruim quando alguém chega julgando! Só acho o seguinte... de modo nenhum Jesus pode perder a glória dele. Ter uma foto na carteira é uma coisa, colocar uma imagem em um suporte e levá-la na rua com pessoas fazendo procissão, é outra. Isso tira a glória de Jesus. Quem se entregou numa cruz sem ter NENHUM pecado... foi Jesus, e nenhum apóstolo! Então de modo nenhum eles podem receber uma parcela da glória, porque comparados com Jesus... não fizeram praticamente nada. Outra coisa: Se a morte de Jesus fez rasgar o véu do santuário,(Marcos 15:38) por que consideraríamos uma oração a uma pessoa morta se agora tenho total acesso ao que ressucitou? "Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, ás imagens de escultura" (Is 42:8)
O objetivo é fazer com que as pessoas reflitam. Por Favor não tirem a glória de Jesus, não tirem!
Esse assunto é um assunto que causa polêmica e ofensas aos dois lados, por isso me desculpa qualquer ofensa... essa não é a intenção.
Mas reflitam sobre a verdadeira glória... será que está sendo dada a quem realmente merece?

Anônimo disse...

Meus irmãos, Graça e Paz! Eu sou um caso meio raro, pois sou um protestante criado perto do catolicismo e sofri influências de ambos. Há muitas coisas que me atormentam, nesse momento não sei para que lado ir. Se as descobertas acerca da igreja primitiva é um testemunho a favor dos católicos, o protestantismo me parece ser mais coerente com as escrituras. Gente, estou diante de algo maior que eu, orem por mim.
Mateus.

Anônimo disse...

Caro Ciro e a todos!

Esse raciocínio dos hereges peca, porque isola esse texto de outros. Se houvesse apenas essas frase na Escritura a respeito de imagens, eles teriam razão.

Favor acesse o site da www.montfort.com.br

E tirem todas as suas dúvidas "protestante"

"Tu es Petrus et super hanc petram edificabo Ecclesiam meam" (Mat. 16, 18)

In Corde Jesu, semper,

Eduardo

Anônimo disse...

Para o Ciro,

http://www.montfort.com.br/index.php?secao=cartas&subsecao=apologetica&artigo=20040804233047&lang=bra

Walter Dos Santos disse...

Sites católicos como este tentam rebater a acusação de idolatria, postando supostas imagens presentes em igrejas e templos protestantes.

Primeiro, o segundo mandamento da Lei de Deus proíbe a reverência e a adoração de imagens no culto público e privado; não o uso de material ilustrativo, religioso ou não.

Repetindo, Deus mandou construir os querubins de ouro sobre a arca em que ficavam os Dez Mandamentos (Êxo. 25:17-22) e desenhar querubins no véu que separava o Santo Lugar do Santíssimo (Êxo. 25:31-33). Deus, porém, não incentivou nem ordenou, como faz a Igreja Católica, os crentes a prestar quaisquer atos de adoração, veneração ou culto a essas imagens.

Segundo, as supostas imagens protestantes enquadram-se num propósito artístico, histórico e/ou didático: estátuas de cenas e episódios bíblicos, bustos e estátuas de reformadores ou líderes do passado, material ilustrativo para o ensino infantil ou de novos conversos.

Os protestantes não se ajoelham diante dessas imagens, nem fazem orações ou promessas, nem pedem em busca de graças ou livramento a elas ou ao que elas representam. Sendo ainda mais claro, o protestante encara uma estátua ou imagem de Lutero ou Calvino, com a cena da Última Ceia ou da parábola do Bom Samaritano, ou mesmo uma representação de Jesus Cristo sem a reverência de um católico diante de uma estátua ou imagem de Cristo, da Virgem Maria, ou dos santos.

Usando uma linguagem católica, eles não prestam quaisquer atos de veneração a essas imagens em suas igrejas, templos e instituições. As estátuas e imagens protestantes recebem a mesma homenagem que um busto de Dom Pedro I numa praça, uma estátua de Abraham Lincoln, uma foto da revista National Geographic ou um quadro profano do Masp ou do Museu do Louvre.

In Praelio disse...

Walter,

Seus argumentos tão batidos, serão refutados com as palavras de um protestante:

O paradoxo está em que quando se ajoelham diante de imagens ou de relíquias ou capelas os católicos estão fazendo confissão oposta à que atribuímos a eles. Enquanto se dobram diante do que é meramente material, estão reconhecendo tacitamente que os objetos por si mesmos não se bastam e não se explicam; estão confessando que as coisas não se esgotam em sua utilidade imediata e não se constituem na definição última da realidade. Devidamente instruídos pela mentalidade medieval, eles intuem que o valor das coisas não está em sua função utilitária, mas em sua função simbólica. As coisas apontam para outra realidade; as coisas remetem.
.
Ajoelhar-se diante das coisas, incrivelmente, é colocar as coisas no seu devido lugar – porque ao fazê-lo reconhecemos simultaneamente a sua insuficiência, sua condição de emblema de uma realidade impalpável, transcendente e superior. Nós, que nunca beijamos os pés de uma Maria ou deixamos os joelhos tocar o mármore frio diante de um Crucificado, desconhecemos por completo esse assombro. Somos paupérrimos de conteúdo simbólico e virgens de transcendência; porque nos recusamos a tocar o material, somos privados da realidade intangível a que as coisas silenciosamente remetem.

http://www.baciadasalmas.com/2010/o-sacro-rompimento/

Pax et bonvs!
Jefferson

Anônimo disse...

NOS RITUAIS DE EXORCISMO O QUE MAIS O DEMONIO DE-
TESTA É A IMAGENS DOS SANTOS,DE NOSSA MÃE MARIA DA
AGUÁ BENTA,DO CRUCIFIXO E DURANTE A INVENÇÃO DESTA
SEITAS PROTESTANTES E PENTECOSTAIS QUE FAZEM BARGA
NHA COM DEUS PAI E NA MAIORIA DAS VEZES COMO NAS
SEITAS PRESBITERIANAS E BATISTAS ONDE A INFLUENCIA
DA MAÇONARIA É ENORME,A MAIORIA DOS SEUS "PASTORES
SÃO MAÇONS,O DEMONIO CONSEGUI INFILTRAR TUDO AQUI
LO QUE ELE NÃO GOSTA,SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER OU ESTÁ CEGO PELO DIABO QUE A VERDADEIRA IGREJA DE
JESUS CRISTO É A IGREJA CATÓLICA OU ENTÃO AQUE
LES QUE FUNDAM SEITAS TODOS OS DIAS PARA FICAR
RICOS COMO SILAS MALAFAIA,EDIR MACEDO,RR SOARES
MIGUEL ANGELO E OUTROS VIGARISTAS BANCADOS COM O
DINHEIRO SUJO DA MAÇONARIA E DOS EUA PARA DESCA
TOLIZAR O BRASIL COMO É O NOME DE UM PLANO CHAMA
DO "PLANO AMANHECER".

SALVE MARIA.

Anônimo disse...

QUE DEUS O ABENÇOE E A ESTE SITE TAMBEM,COMO EU
DISSE NO COMENTARIO ANÔNIMO DO DIA 25/06/2010,
(EU NÃI SEI MEXER MUITO NO COMPUTADOR),ESTAS SEI-
TAS FORAM COLOCADAS PRINCIPALMENTE AQUI NA AMERICA
DO SUL PARA A SUA DESCATOLIZAÇÃO,E COM A INFILTRA-
ÇÃO DA MAÇONARIA NAS FACULDADES CATOLICAS AS COI
SAS PIORARAM MAIS AINDA,EU CUIDEI DE UM MEDICO MESTRE MAÇON POUCO ANTES DE SUA MORTE ELE MA CON
TOU CADA COISA MEU AMIGO QUE ATÉ DEUS DUVIDA,MAS A VITORIA SERÁ DE NOSSO PAI DEUS TODO POREROSO,DE JESUS,MARIA E JOSÉ.

SALVE MARIA.

VALERIO VALENTE ALMEIDA

Anônimo disse...

E CLARO QUE VOCÊS SABEM O QUE ACONTECE SE UMA PE
SSOA MORRER SEM BATISMO;É POR ISSO QUE O DEMONIO
COLOCOU NESTAS SEITAS PROTESTANTES E PENTECOSTAIS
ESTE PENSAMENTO IDIOTA E SATANICO,CONHEÇO VARIOS
FILHOS DE PROTESTANTES QUE NÃO QUEREM SABER DE BA
TISMO E NEM DE FREQUENTAR A RELIGIÃO.
MAIS UMA PROVA QUE ESTÁ REFORMA FOI COISA DO INIMI
GO PARA DIVIDIR E ATACAR A VERDADEIRA IGREJA.

VALERIO VALENTE ALMEIDA

--- disse...

Valério,

Obrigado pelo vosso apoio a esse humilde blog!

Peço que me inclua em sua orações para que Deus me lumine nessa batalha!

Jefferson Nóbrega
Pax et bonvs!

Ciro disse...

Ooopa! Voltei. Eu comentei, mas deixei de acessar o site por um tempo, já tinham até me respondido e eu nada. Bem olha só... realmente, se eu pegar versículos isolados na bíblia eu posso chegar a conclusões erradas. Mas não é esse caso, porque junto com esses versículos eu posso anexar todos os outros do antigo testamento em relação às imagens. Quanto ao argumento mostrado em algum lugar desse site (desculpa por não lembrar onde) dizendo que Deus proibiu as imagens no início e depois ordenou que Moisés fizesse a cobra de bronze no deserto, mostrando então uma alternativa no uso das imagens (cobra de bronze é só um exemplo, na tenda existiam outras). De maneira nenhuma isso pode nos levar à conclusão de que eu posso fazer uma imagem por causa da permissão de outras, pois nesse caso a ordem evidente de Deus anulou a própria ordem dada anteriormente. Se fosse assim, por que não considerar a pena de morte já que Deus também ordenou que o povo de Israel matasse na entrada da Terra Prometida? (As minhas perguntas não são dúvidas, são argumentos). Outra coisa: O batismo é importante sim! Mas o que uma pessoa precisa para ser salva é ter Espírito Santo que passa a habitar em nós desde o dia que ´cremos´ no evangelho Ef. 1:13. Uma pessoa pode chegar no céu sem o batismo? Claro! Por um acaso tal misericórdia excluiria da presença divina uma pessoa pelo fato de não ter sido batizada? Como então o ladrão na cruz chegou ao céu se não era batizado e nem circunciso? (A circuncisão era o simbolismo de inclusão do AT e o batismo do NT, a grosso modo). Essa confusão também ocorre por causa de versos isolados. Apocalipse mostra a glória dada somente ao Cordeiro, continuo dizendo que algumas coisas tiram essa glória. Deve ser só para ele e para mais ninguém. Será que não tiramos a glória dele realmente? Desculpa por não postar as referências, não tenho todas na cabeça e o meu tempo é curto, mas fica a mensagem. Só mais uma coisa... Desculpa aí pelos fanáticos e pelos que chegam falando como se fossem donos da verdade e tudo mais e desculpa se passei essa impressão, não sou assim. Precisamos enchergar os outros como Cristo enxergou, que mesmo quando estava sendo sacrificado pelos que o insultavam, dizia... ´Perdoa-os, pois não sabem o que fazem´. Encontro evangélicos assim sempre, e sei como eles são difíceis. Mas o amor é o mandamento que resume a Lei. Um abraço à todos, é muito bom poder comentar e aprender com vocês.

Anônimo disse...

SALVE MARIA. RAPAZ ESTIVE CONFERSANDO COM UM AMIGO
MUITO CATOLICO E ELE ME DISSE O SEGUINTE; VALERIO
EU DESCONFIO QUE ESTE PADRE JOÃOZINHO ESTEJA A SER
VIÇO DE LOJAS MAÇONICAS;E A RESPEITO DESTE PADRE FABIO ELE É DEONHIANO, E QUEM É DIRETOR DELES PADRE JOÃOZINHO.
AGORA FALANDO EM HOMENS DE DEUS O GRANDE ORLAN
DO FEDELLI COLOCOU UM VIDEO QUE EU FIQUEI PASMO.

VALERIO

--- disse...

Ciro,

Salve Maria!

Estou te devendo um comentário! É que no momento estou sem tempo, mas logo log podemos continuar o debate, pois isso sim é um debate saudável, sem ofensas, sem ataques pessoais.

Pax et bonvs!
Jefferson

Amigo Valério!

Seja novamente bem-vindo e fique a vontade!

Anônimo disse...

Não devemos esquecer também que a serpente não era para ser adorada, era apenas um símbolo.
Leia(2 Reis 18:4). O rei Ezequias, que era reto perante o SENHOR, vendo a idolatria do Povo de Israel mandou destruir a serpente.

Nelson Monteiro disse...

Ciro,

o sr. deveria saber que leis morais são imutáveis. É novidade para mim ler de um evangélico que as leis morais podem ser alteradas por Deus. Ora, os 10 Mandamentos (Ex 20, onde tem a questão de ídolos e não quaisquer imagens) são leis morais e as Igrejas Evangélicas estão de acordo com isso.
A pena de morte é válida, sim. Supor que é inválida é dizer que Deus errou quando as ordenou em vários casos.
E que deus bem contraditório esse, proíbe e depois manda fazer.
Ciro, foi Deus que ordenou que você tirasse fotos? (duvido que não tenha imagens suas)
Foi Deus que ordenou que você guardasse fotos de familiares em casa? (duvido que não as tenha.)
Não adianta... Por mais que vocês forcem a barra não há como mostrar na Bíblia que fazer imagens é proibido. Se você me disser que é proibido fazer ídolos (imagens especificas), eu concordaria e você estaria indo de acordo com o original.
A palavra utilizada no original da Bíblia é em hebraico "peshel", esse termo refere-se UNICAMENTE à ídolos e não quaisquer imagens. Mais uma prova: A Septuaginta escrita em grego traduz como ídolo. Então na verdade a tradução mais correta seria: “Não farás para ti um ídolo, nem semelhança de qualquer coisa que está no céu acima, e na terra abaixo, e tudo que está nas águas debaixo da terra...” Como está na Versão dos Setenta.
Não preciso lembrar-lhe que ídolo é um objeto que é adorado, certo?
Logo, vemos claramente que Deus proíbe a confecção de ídolos e não de imagens.

E só para derrubar seu argumento de vez, os filisteus, como oferta expiatória,fizeram cinco objetos de ouro que representavam a parte de seu corpo ferida pela praga enviada, e também cinco ratos de ouro, todos colocados junto com a Arca da Aliança, em cima de um carro de boi, a entregando aos judeus.
E Deus aceitou a oferta, curando-os. Isso prova que mesmo sem ordem de Deus para fazer imagens não é errado fazê-las. Isso que contei você poderá conferir em I Samuel 6.

Anônimo disse...

caros irmãos(ãs) evangélicos, sair com uma imagem de um santo ou uma santa em público não é diminuir a glória de Jesus, mas pelo contrário, glorificá-Lo ainda mais, pois é um testemunho para todos nós que aquele a quem estamos celebrando sua festa é santo ou santa porque viveu segundo os seus ensinamentos, seguiu os passos daquele que é o Santo dos santos, "caminho, verdade e vida".Portanto, celebrar a vida de um santo é exaltar aquele que fez o celebrado um santo. os Santos são para nós testemunhas, uma seta que nos mostram como fazer para melhor seguir e servir o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e assim nos chegar à santidade. Paz e benção.

Anônimo disse...

Li os comentarios absurdos citados acima e vejo que ainda nosso povo sofre na inocencia, por motivo de não examinar as sabgradas escrituras no intuito de aprender, mas para criticar. Quando alguém cita que a igreja primitiva cultuava e incluia em seus cultos supostas imagens não considera que: A genuina igreja primitiva dos apostolos que jesus deixou, ja tinha sido extinguida da terra, ja havia muito tempo,pelos imperadores romanos, qual eles se auto denominaram igreja primitiva. Ainda até hoje dizem ser a continuidade dela. alias isso faz com que muitos ainda na falsa idéia acreditam. Membros da igreja genuina foram mortos em coliseus e praças publica por esses motivos: Renunciaram esses absurdos implantados pelo imperador romano quando resolveu dizer que se converteu a cristo. Ou seja entrou no sistema original mas implantou o sistema pagão da sua cultura. Toruxe consigo todos os costumes e rituais pra dentro da igreja que teve resistencia e desconforto dos verdadeiros adoradores e comprometidos, que os matou e destrui a todos que a ele se opos, ficando agora nas mãos de roma o comando e as redeas, mudando e incluindo principios. leia a historia toda, se conseguir. Isso não foi totalmente liberado dos porôes de roma ainda, e vendem ainda a população essa falsidade, contra os santos que foram fiéis até a morte e negaram com o valor de suas vidas estas aberrações que citam da igreja primitiva. creio que tudo o que foi lalado acima não se refer a GENUINA IGREJA PRIMITIVA DOS APOSTOLOS A QUAL DEFENDO E ANUNCIO. O tema que foi citado se refere a uma igreja primitiva não genuina, mas pagã. breve abordarei mais detalhadamente este assunto www.tetelestai.net.br

--- disse...

Caro comentador anônimo,

Primeiramente fique a vontade para se identificar nesse blog, nem que seja apenas com o primeiro nome, garanto que aqui não sofrerás ataques pessoais.

Quanto ao seu comentário, peço que continue acompanhando essa página, pois só poderei te responder amanhã, mas seja bem vindo!

Jefferson Nóbrega
Pax et bonvs!

joão maria disse...

Obrigado por postar meu comentario do dia 2/12/2010.
meu nome é joão Maria. e peço desculpa por postar um comentario anonimo. mas eu te garanto que não foi intenção. mas foi por me confundir na opção do link, nele tem uma opção nome/URL suponho que é esse que devia ter usado. tanto que coloquei meu site que futuramente estará no ar. mas pode colocar meu nome no meu comentario. o0brigado
-ao disse. perdoe-me.

Jefferson Nóbrega disse...

João,

Novamente seja bem vindo, a correria de final de semestre tem me impedido de responder a todos, mas as férias estão chegando...

Pax et bonvs!

BAIXADA CATOLICA disse...

www.baixadacatolica.blogspot.com

Robson Rocha disse...

Deixa eu ver se entendi:

O mundo pega fogo com os meios comunicação glorificando o ateísmo pseudo-científico, a prática homossexual, o hedonismo, o aborto e a gente perdendo tempo aqui para tentar descobrir qual grupo cristão é mais herege, idólatra ou mais sectário do que o outro?

Tanto o Catolicismo quanto o protestantismo são bem diferentes do que era a Igreja Primitiva não apenas devido a mudanças doutrinárias e eclesiásticas ma também a mudanças históricas e sociais que o mundo atravessou nestes últimos 2000 anos.

Sou evangélico, mas acima de tudo, cristão, e não preciso de nenhum pastor ou Papa para me dizer isto. O Espírito santo que em mim habita é quem testifica.

É deprimente ver tantas pessoas tachando outras de hereges ou afirmarem categoricamente que irão para o inferno porque não foram batizadas em suas igrejas mas na de outros.

No fundo, seita sempre é o outro. Durante o período da Igreja Primitiva, ela é que era a seita, e a religião oficial o politeísmo greco-romano. Seria então falsa por ser considerada seita em seu tempo?

Que possamos passar desta fase de agressão mútua e passarmos a fase de respeito mútuo, visto que o verdadeiro inimigo se encontra além das fileiras cristãs.

Anônimo disse...

A QUESTÃO DAS IMAGENS NESTA MATÉRIA SOBRE A IGREJA PRIMITIVA, COMO VOCÊ MOSTRA LOGO ACIMA ATRAVÉS DE FOTOS, NÃO QUER DIZER QUE OS POVOS ANTIGOS ADORAVAM ESTAS IMAGENS, E SIM, TENTAVAM GUARDAR NA MEMÓRIA E PASSAR PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES O QUE ELES PRESENCIARAM, JÁ QUE NÃO HAVIA TECNOLOGIA PARA ISSO. SERVIA COMO UMA ESPÉCIE DE COMUNICAÇÃO E NÃO PARA ADORAÇÃO. E OS QUE FIZERAM IMAGENS COM INTENTO DE ADORQAÇÃO, RESPONDERÃO PELA INSOLÊNCIA PERANTE O CRIADOR. E O FANATISMO DO CATÓLICO POR IMAGENS É TÃO GRANDE QUE CONHEÇO MUITAS PESSOAS QUE SÓ FREQUENTARIAM UMA IGREJA SE HOUVESSE LÁ IMAGENS PARA ELES PODEREM SE "INSPIRAR". SE NÃO VEREM IMAGENS, NÃO ACREDITAM NO LOCAL DE TÃO IMPREGNADO EM SUA MEMÓRIA QUE DEVEM BEIJAR, SE AJOELHAR, BENZER-SE PERANTE IMAGENS, COMO FAZIAM OS PAGÃOS. E ISSO NÃO É ADORAR? NÃO VENHA COM ESSA HISTÓRIA DE VENERAÇÃO!

Renan Mendes disse...

A paz do nosso Senhor Jesus Cristo á todos!

Irmãos, eu só gostaria de saber do porque de voces adorarem á Maria, pois ela também era pecadora e ela mesmo chama o Senhor de Salvador.Eu tenho uma bíblia católica e nela mesmo fala que Tiago era irmão de Jesus, isto está em Gálatas. Não vim aki para confrontar ninguém, só estou querendo passar conhecimento e receber conhecimento!

Graça e paz!

Renan Mendes

Anônimo disse...

Lindo tópico...
Sem contar esses neo-petencostais que "idolatram" a Bíblia (o livro). A Bíblia é utilizada como um verdadeiro amuleto.
Além disso, há o Smilinguido que também é "adorado" pelos evangélicos....
Sem contar rosa ungida, etc...

Sou católico com muito orgulho...
Paz e Bem!!!

jedsonguedes disse...

Renan Mendes,
católico não adora a Virgem Maria, nem os santos, nem imagem... Afirmar que nós fazemos é muito irritante para nós, pois bem o sabemos.

Se fizéssemos, não ligaríamos para o que dizem. Mas quando nos levantam esta falsa afirmação somos atacados por algo que não fazemos. Temos pois o direito e a obrigação de defendermo-nos.

Como você mostrou-se disposto a receber conhecimento, te mando a extensa carta do saudoso prof. Orlando Fedeli. Aqui você encontrará vasta explicação sobre imagens e a veneração (não latria) à Nossa Senhora.

http://www.montfort.org.br/old/perguntas/virgemmaria4.html

Sobre os supostos irmãos de N. Senhor Jesus, na Bíblia que você diz ter provavelmente tem a explicação na nota de rodapé ou num apêndice. De qualquer forma, explico-lhe:

Não se trata, porém, de irmãos no sentido estrito, filhos dos mesmos pais. Os evangelistas afirmam que Jesus foi o filho único da Virge Maria: Mc 6,3; Jo 19,26s. Por outro lado, a palavra "primo" não existe nem em aramaico, nem em hebraico (assim como a palavra "saudade" existe em português mas não em inglês, por exemplo). Os irmãos de Jesus tinham outra mãe que não Maria Santíssima.

São Mateus em 27,56 menciona, entre as mulheres presentes à crucificação de Cristo, Maria, mãe de Tiago e José. Essa Maria é esposa de Cléofas conforme Jo 19,25. Portanto, Maria e seu esposo Cléofas eram os pais de Tiago e José. Eles tinham ainda outro filho por nome Judas, que em sua epístola se diz irmão de Tiago. Este Tiago só pode ser filho de Cléfoas, pois o outro Tiago era irmão de São João Evangelista, que era filho de Zebedeu.

Tenha-se ainda em conta que Nossa Senhora é chamada "mãe de Jesus" e nunca de "mãe de Jesus e seus irmãos" ou "mãe dos irmãos de Jesus". Se Maria tivesse outro filho, Jesus não a teria confiado a João, filho de Zebedeu.

A família de Nazaré aparece com três pessoas apenas: Jesus, Maria e José.
Aos doze anos Jesus vai ao templo exclusivamente com Maria e José.

Anônimo disse...

presados protestante se queres se salva tem que vim pra unica igreja que cristo deixou onde passou a sua continuidade ate hoje aquele em quem deus escolheu apos a ressurreição que pedro e ate o papa de hoje. onde ele desse que nem as porta do inferno não prevalecera sobre a igreja dele e sera que as falsas seita vão querer desafiá-lo o preço para isso e feito o destino do faraó. e por isso que na estoria de noé que existiu uma só arca e quando veio o diluvio que os tava fora que não salvarão assim são os que tiverem fora da igreja católica, porque do mesmo modo que veio para o mundo pelo ventre mas sagrado que o de nossa senhora e assim que déus quer que voltemos ventre mas sagrado que foi e sera jesus cristo. quem não nossa senhora por mãe não tem deus como pai e nem fãs parte de jesus cristo

Cláudio Medeiros disse...

:O Uma imagem para ilustrar ou recordar pessoas queridas é uma coisa, porém imagens para se ajoelhar e oferecer culto é outra!!

Não se vê alguém ajoelhado diante de fotos de familiares que faleceram, enquanto se canta louvores a eles, nem fazendo pedidos ou lhes oferecendo culto!

" ... imagens de escultura... não as adorarás nem lhes darás culto."

ou noutra tradução:

"...nem as servirás."(Êxodo 20:4,5)

Alguém acha que isso não é Idolatria?

Cláudio Medeiros

Cláudio Medeiros disse...

:O Uma imagem para ilustrar ou recordar pessoas queridas é uma coisa, porém imagens para se ajoelhar e oferecer culto é outra!!

Não se vê alguém ajoelhado diante de fotos de familiares que faleceram, enquanto se canta louvores a eles, nem fazendo pedidos ou lhes oferecendo culto!

" ... imagens de escultura... não as adorarás nem lhes darás culto."

ou noutra tradução:

"...nem as servirás."(Êxodo 20:4,5)

Alguém acha que isso não é Idolatria?

Cláudio Medeiros

Anônimo disse...

não há problema algum com as pinturas se elas forem apenas um elemento didático e decorativo, o que passa disso é idolatria

Anônimo disse...

Não é a imagem em si que a bíblia abomina e sim a veneração à ela em forma de culto.

Anônimo disse...

qual o nome da mae de jesus cristo,,aqui no BRASIL,PORTUGAL,FRANÇA,ITALIA,em ISRAEL...?QUAL SUA COR EM AMBOS PAISES..

ib disse...

hoje coloquei uma imagem do nascimento de Jesus Cristo ai amigos meus disseram que eu estava idolatrando mas eu coloquei pra decorar a tela do meu pc não com outra intenção de idolatrar quem quer que estivesse na foto

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário!

Devo dizer que dificilmente não publico os comentários, rejeito aqueles que trazem apenas ofensas e não apresentam argumentos!

Ultimamente os comentários de "anônimos" que apenas cospem ofensas tem sido rejeitados! Não por suas palavras, mas por serem covardes que não tem coragem de assumir suas atitudes! Tudo que aqui escrevo, assino e assumo, portanto, gostaria que estes "Mister M" tivessem a mesma coragem!

Pax et bonvs!

O combate continua...